
]Na quinta-feira (24 de outubro), o primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, aconteceu na EMEF Profª Vilma Fernandes Antônio. Com entrada gratuita e distribuição de pipoca, a telona do “CineSolar” exibiu cinco curta-metragens nacionais.
Esta edição da iniciativa é apoiada pelo Porto Ecológico da Paz (PEP), que fica em Porto Feliz e faz parte da Unipaz, projeto que busca oferecer educação-terapêutica transformadora, fundamentada nos paradigmas transdisciplinares e holísticos, integrando diversas áreas do conhecimento, como ciências, artes, filosofia e espiritualidade.
De acordo com a organização do projeto, cerca de 400 alunos e moradores do bairro. Responsável pela magia do “CineSolar”, o furgão do projeto é uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia e sustentabilidade. O veículo é adaptado com placas voltaicas (placas solares) no teto e carrega todos os objetos do cinema: as cadeiras, banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento, de som e projeção, incluindo a tela.
Com luzes coloridas, decoração de material reciclado e peças com princípios de magnetismo e eletricidade (laser e bola de plasma) o furgão ensina, de forma lúdica, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.

