Alunos da escola Coronel Esmédio são destaques nos vestibulares das escolas técnicas

O resultado é reflexo do trabalho desenvolvido dentro da unidade escolar municipal

O sucesso de mais de 40 alunos da Escola Municipal Coronel Esmédio nos processos seletivos das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e Institutos Federais demonstra o impacto transformador que uma educação de qualidade pode ter na vida dos jovens. Eles foram aprovados em Etecs de Porto Feliz, Itu, Sorocaba e tapetininga.
Alunos da Coronel Esmédio também foram admitidos nos Institutos Federais de São Paulo (campi de Boituva e Salto). Esse resultado é reflexo do trabalho desenvolvido dentro da unidade escolar numa ação conjunta que envolve os professores, a gestão e todos os funcionários da escola. Além da já conhecida qualidade dos profissionais da Coronel Esmédio, há um programa de incentivo aos alunos para prestarem as provas seletivas, bem como grupos de estudos direcionados.
Outra política adotada pela escola de Ensino Fundamental é a visita de estudantes dos 8ºs e 9ºs anos
à Etec de Porto Feliz. Com isso, os estudantes são estimulados a conhecer o trabalho desenvolvido nas escolas técnicas. Para jovens de menor renda, as oportunidades oferecidas por instituições públicas de ensino técnico e superior, como as Etecs e os Institutos Federais, são essenciais para reduzir desigualdades e ampliar o acesso a carreiras promissoras.
O resultado das avaliações dos processos seletivos foram divulgados na segunda-feira (13). As Escolas Técnicas Estaduais são escolas mantidas pelo Governo do Estado por meio do Centro Paula Souza, responsável também pelas Fatecs (Faculdades Técnicas Estaduais). O alto desempenho das Etecs é
comprovado em avaliações nacionais e internacionais de educação. No Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023, por exemplo, a média das Etecs foi de 5,6 pontos, superior à média do Ensino Médio no Brasil (4,3), no Estado (4,2) e à meta estabelecida pelo governo Federal (5,2). Na edição 2022 do Pisa, avaliação internacional aplicada nos países que integram
a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a média das Etecs em Leitura figurou acima da média da OCDE.
A excelência do Ensino Técnico das Etecs também é constatada pelo alto índice de empregabilidade. Pesquisas mostram que de cada quatro jovens formados, três estão empregados após a conclusão do curso.

A Escola Técnica Estadual (ETEC) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) são instituições de ensino públicas no estado de São Paulo. A ETEC é uma instituição de ensino médio e técnico, enquanto o IFSP é uma autarquia federal de ensino.

One thought on “Alunos da escola Coronel Esmédio são destaques nos vestibulares das escolas técnicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *