O evento, realizado na Universidade de Sorocaba, reuniu vinte pesquisadores
O professor Carlos Carvalho Cavalheiro, da rede municipal de ensino de Porto Feliz, participou, no último dia 23 de abril (quarta-feira), do 1º Encontro de Pesquisadores do Observatório da Região Metropolitana de Sorocaba. O evento, realizado na Universidade de Sorocaba (Uniso), reuniu vinte pesquisadores das áreas de Educação, Comunicação e Cultura, Ciências Farmacêuticas e Processos Tecnológicos e Ambientais, todos bolsistas do CNPq e vinculados a programas de Pós-Graduação da instituição.
Doutorando em Comunicação e Cultura, Cavalheiro apresentou sua pesquisa intitulada “Um rio de possibilidades: a comunicação rebelde dos pescadores da área urbana do rio Sorocaba”. Seu estudo investiga as práticas dos pescadores que atuam no trecho urbano do rio, destacando sua relação singular com o ambiente e a cidade.
O conceito de “comunicação rebelde”, cunhado pelo próprio professor, recebe aporte teórico de seu orientador, Dr. Paulo Celso da Silva, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Uniso. De acordo com Cavalheiro, essa forma de comunicação se opõe ao status quo, desafiando a lógica predominante.”
“A pesca nessa área urbana não é apenas uma atividade econômica ou de subsistência, mas um modo de interação crítica com a cidade”, explica o pesquisador. „Os pescadores estabelecem uma relação com o rio que contrasta com a visão daqueles desvinculados desse recurso natural, especialmente do Poder Público, que frequentemente não o preserva como deveria.”
A comunicação rebelde, portanto, se caracteriza pela resistência e insistência em seus valores, mas não está imune a pressões — sejam editoriais, simbólicas, financeiras ou políticas. „Para manter seu poder de transformação social, ela precisa evitar ser cooptada, absorvida ou neutralizada pelos sistemas de poder e narrativas dominantes que pretende confrontar”, ressalta Cavalheiro.
Além de pesquisador, Carlos Carvalho Cavalheiro é professor de História na rede pública de Porto Feliz. Mestre em Educação pela UFSCar, atualmente cursa o Doutorado em Comunicação e Cultura na Uniso, onde aprofunda seus estudos sobre cultura, resistência e práticas urbanas.