Passeio cultural destaca história e patrimônio da cidade

No último sábado (28), ocorreu o Passeio pelos Lugares de Memória de Porto Feliz, mediado pelo professor Carlos Carvalho Cavalheiro, mestre em Educação e doutorando em Comunicação e Cultura. Promovido pela EMEF Coronel Esmédio, o evento teve como objetivo a formação de professores e a participação da comunidade.
Vinte e seis pessoas, entre professores e interessados de cidades como Boituva, São Paulo, Sorocaba, Itu e Salto, participaram da atividade. O roteiro começou na Praça da Matriz, onde o professor destacou o monumento em homenagem a Cândido Motta, esculpido pelo artista italiano Giulio Starace em 1920. Cavalheiro lamentou o desconhecimento sobre a obra, que sofre vandalismos.
Em seguida, o grupo visitou a Igreja Matriz de Nossa Senhora Mãe dos Homens, apreciando os azulejos pintados por Bruno de Giusti, que retratam críticas sociais e a história oficial da cidade. Guilherme Iversen também compartilhou informações sobre o restauro das imagens sacras.
O passeio encerrou no Parque das Monções, com destaque para o Monumento aos Bandeirantes e a réplica do batelão, feita do tronco de um jequitibá derrubado por vandalismo.
Carlos Carvalho Cavalheiro realiza passeios culturais desde os anos 2000, incluindo roteiros temáticos em Porto Feliz desde 2006. Ele também é criador da Gincana de História, evento com enigmas sobre a cidade para estudantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *