O professor e escritor porto-felicense Zé Otavio Motta será homenageado no Rio de Janeiro com uma das mais importantes distinções da celebração do bicentenário da Independência. Ele receberá o Colar de Pedro, O Libertador, em cerimônia marcada para o dia 26 de agosto de 2025, no Clube de Engenharia, no Rio de Janeiro.
A solenidade integra as comemorações dos 200 anos do Tratado de Amizade e Paz entre Brasil e Portugal e o lançamento da publicação “Do Grito ao Manuscrito”. O evento é promovido pela Congregação do Colar do Mérito Pedro, O Libertador, sob chancela do Conselho de Minerva, entidade ligada à comunidade de ex-alunos e amigos da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).
A programação contará ainda com palestra do professor Sebastião Amoêdo, presidente do Conselho de Minerva e chanceler da Congregação do Colar.
Criado em 2000, o Conselho de Minerva reúne associações, antigos alunos e amigos da UFRJ com a missão de apoiar a educação, preservar a memória e os valores da instituição. Embora mantenha estreita colaboração com a Universidade, o Conselho atua de forma independente e foi responsável pela criação do Colar do Mérito Pedro, O Libertador.
Já o Colar de Pedro, O Libertador, instituído em 2022, homenageia a memória de D. Pedro I e é concedido a instituições e cidadãos brasileiros e portugueses que contribuem para seus países e para o fortalecimento da fraternidade luso-brasileira.
Porto-felicense será condecorado no Rio de Janeiro com o Colar de Pedro, O Libertador
