Alunos e professores selecionados para a segunda turma do “Programa de Intercâmbio Estudantil Porto Feliz para o Mundo” seguem vivenciando uma experiência educacional e cultural no exterior. A iniciativa tem como objetivo ampliar horizontes, fortalecer o aprendizado da língua inglesa e promover o contato direto com uma nova cultura.
De acordo com a Prefeitura, o intercâmbio representa um investimento estratégico em educação e igualdade de oportunidades, contribuindo para a formação académica e pessoal dos participantes, além de refletir no desenvolvimento do município. A iniciativa é voltada a alunos da rede pública. A administração municipal destaca que a iniciativa reforça o compromisso com a educação como ferramenta de transformação social e construção do futuro da cidade..
Em dezembro, os selecionados para a segunda turma participaram de uma reunião de alinhamento realizada na Estação das Artes, onde receberam orientações gerais sobre a viagem e esclareceram dúvidas com a empresa responsável pelo acompanhamento dos intercambistas. Pais e responsáveis também estiveram presentes.
No começo de janeiro, dez alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II e cinco professores da rede municipal foram para a Inglaterra, onde permanecerão por 30 dias em atividades de aprendizagem..
Esta é a segunda vez, em menos de um ano, que estudantes da rede pública de Porto Feliz participam de um intercâmbio internacional totalmente custeado pelo município. O projeto, aprovado em 2025, é considerado uma das iniciativas educacionais mais ambiciosas da história da cidade.
Com o programa, Porto Feliz tornou-se o segundo município do Brasil e o primeiro do estado de São Paulo a oferecer uma experiência internacional desse porte a alunos da rede pública municipal. O projeto também se destaca por incluir professores no intercâmbio, uma iniciativa inédita no país quando foi lançada..
A seleção dos participantes foi conduzida por uma comissão organizadora do ensino como forma de ampliar horizontes, estimular o protagonismo estudantil e preparar os jovens para novos desafios académicos e profissionais.
Porto Feliz é a primeira cidade do Estado e a segunda do Brasil a implementar um programa internacional dessa natureza.