Representantes de Porto Feliz participaram de encontros com autoridades estaduais e lideranças de escolas legislativas, ampliando parcerias voltadas à formação cidadã e ao protagonismo juvenil
A Escola Legislativa Porto-Felicense (ELEP), vinculada à Câmara Municipal de Porto Feliz, e a Associação Paulista das Escolas do Legislativo e de Contas (APEL) participaram do Conexidades 2026, considerado um dos principais encontros de gestores públicos do país.
O evento foi realizado em Campos do Jordão e reuniu representantes de municípios, iniciativa privada e sociedade civil para a troca de experiências e discussão de soluções voltadas à administração pública. Representando a ELEP, estiveram presentes o diretor Luís Araújo e a coordenadora da Escola e diretora regional da APEL, Cíntia Papile.
A participação teve como destaque o Seminário de Políticas para Juventude, espaço dedicado ao debate de iniciativas que ampliem a participação dos jovens nos processos de decisão e na construção de políticas públicas. Durante o encontro, a comitiva manteve diálogo com o coordenador estadual de Políticas para Juventude da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, Juliano Borges. A aproximação fortalece a interlocução entre a Câmara Municipal de Porto Feliz e os órgãos estaduais voltados às demandas da juventude, tema que tem ganhado espaço nas ações formativas desenvolvidas pela ELEP.
A APEL também marcou presença no evento com estande próprio, em parceria com a União dos Vereadores do Estado de São Paulo (UVESP), reforçando a atuação das escolas do Legislativo em um dos mais importantes fóruns do municipalismo paulista. Além dos debates e painéis, o Conexidades proporcionou oportunidades de integração entre representantes de escolas legislativas de diversas regiões do estado.
A delegação de Porto Feliz reuniu-se com a subsecretária da APEL e diretora da Escola do Legislativo de Hortolândia, Jocelene Cardoso, que representou a presidente da associação, Nelly Castanheira. Também participaram de encontros com representantes da Escola do Parlamento de Andradina, entre eles o presidente da Câmara Municipal, Guilherme Pugliese, e o diretor da instituição, Régis Silva, que também atua como diretor regional da APEL.
Em nota, a ELEP destacou que a participação no evento reforça o compromisso da instituição com a educação para a cidadania, o fortalecimento do municipalismo e a aproximação entre o poder público e a juventude, por meio da construção de redes de cooperação e intercâmbio de boas práticas.


