Até o fim da tarde de quarta, 8.933 haviam sido resgatados
O Centro Municipal de Controle de Zoonoses iniciou nesta quarta-feira (8) uma campanha de arrecadação de ração para os animais resgatados do Rio Grande do Sul. Além dos milhares de moradores gaúchos, as fortes chuvas também impactam os animais.
As doações podem ser feitas diretamente no Centro de Zoonoses, localizado na rua João Avancini, 480 – Chácara Bazzo, até dia 14 de maio. As doações podem ser entregues de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30 e sábado e domingo, das 8h às 13h.
Confira os itens que estão sendo arrecadados: ração para cães e gatos, sachês para cães e gatos, patês para cães e gatos, areia para gato e roupinhas para cães e gatos.
Segundo o governo do estado, até o fim da tarde de quarta, 8.933 haviam sido resgatados pela Brigada Militar, pela Polícia Civil e pelo Corpo de Bombeiros. Outros 500 animais foram encontrados nas cidades mais afetadas da Região Metropolitana pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura, em ação conjunta com o Grupo de Respostas a Animais Silvestres (Grad).
O balanço não inclui os resgates feitos pelos municípios e as próprias pessoas que tiveram de sair de suas casas e levaram seus pets, ou os 60 animais salvos na terça-feira pela Marinha. Grupos de pessoas usam as redes sociais para criar anúncios e ajudar os animais a encontrarem seus donos ou um novo lar.
O resgate pelo governo gaúcho tem o apoio do Conselho Estadual de Medicina Veterinária, do Ibama e do ICMBio. Os animais vão para abrigos, lares temporários e ONGs. O Rio Grande do Sul vai receber, nos próximos dias, a Força Tarefa de Resgate Técnico de Animais do Mato Grosso do Sul. O grupo participará de operações.
Em Porto Alegre, um centro de saúde para animais com veterinários voluntários foi montado na parte inferior do Viaduto José Eduardo Utzig, na avenida Benjamin Constant. O espaço reuniu cachorros, gatos e aves.
A Marinha anunciou que o maior navio da esquadra brasileira, o Atlântico, enviado ao Rio Grande do Sul na quarta, foi carregado com seis toneladas de ração. Os alimentos serão entregues aos abrigos em que estão os animais.