A Banda é uma das mais antigas organizações da cidade
Na quarta-feira (13) a Corporação Musical União Porto-Felicense celebrou 126 anos de criação. Em suas páginas nas redes sociais, a direção da Banda celebrou a data e a história de sua fundação.
“No distante 1898, às 16h, do dia 13 de março, ocorreu a reunião que oficializou a criação daquela que é uma das mais antigas organizações em atividade de Porto Feliz: a Corporação Musical União Porto-Felicense”, disse a direção.
Considera-se o apogeu da Banda União as décadas de 1930 e 1940, quando ela tinha o apoio da Societé de Sucréries Brésiliennes, empresa francesa que administrava a usina de açúcar (antigo engenho central) de Porto Feliz. Neste período a banda teve um de seus maestros mais celebrados: Edmundo Cacciacarro, compositor cuja obra, defendem alguns historiadores, tem contribuição histórica e artística similar ou superior à do compositor norte-americano John Philip Sousa, que normalmente é tido como o maior compositor de marchas do mundo.
No ano de 1960 a Banda União conquistou a sua sede própria, localizada na esquina das ruas Dr. Alvim e Arcílio Borges, no centro de Porto Feliz.
Em meados da década de 1970 firmou um convênio com a então Secretaria da Cultura, Ciência e Tecnologia, em razão do qual excursionou intensivamente pelo interior do Estado de São Paulo e além, quando em 1978 o representou, a convite do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), na 1ª FENASI (Feira das Nações), realizada na cidade do Rio de Janeiro.
“A história da entidade, que cruzou anos dos três últimos séculos, se fez pela dedicação de incontáveis e abnegados indivíduos que com suas vidas, ajudaram a construí-la. Por isso, em mais este aniversário, a banda lhes rende homenagem, ainda que seja missão impossível nomear cada um”, completou a direção.