Vacina contra a influenza para os grupos prioritários já está disponível

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Porto Feliz já estão disponibilizando a vacinação contra a influenza. A vacinação ocorre em todas as unidades, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Confira quem já pode receber a vacina contra gripe: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade; profissionais de saúde; gestantes e puérperas; professores do ensino básico, superior e auxiliares de educação; idosos com 60 anos ou mais de idade; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários; população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e jovens que cumprem medidas socioeducativas.
Para facilitar o acesso da população à vacina, o horário de atendimento de alguns postos de saúde será estendido até as 19h, sendo uma unidade por semana. Confira: Posto Patucci (1º/4 até 5/4); Vante (8/4 até 12/4); Bambu (15/4 até 19/4); Vila América (22/4 até 26/4). Para a vacinação é necessário levar a caderneta de vacinação, crachá ou comprovante de vínculo.
A vacina da gripe é desenvolvida para proteger contra os tipos mais comuns de vírus da gripe que estão circulando em uma determinada temporada. No entanto, existem vários tipos e subtipos de vírus da gripe que podem sofrer mutações ao longo do tempo. Por isso, a vacina não pode proteger contra todos os tipos de vírus da gripe, o que reforça a importância da vacinação anual.
As reações adversas causadas pela vacina da gripe são pouco comuns, mas podem ocorrer temporariamente: dor e vermelhidão no local da aplicação; fadiga; mal-estar e febre.
O vírus é transmitido de pessoa para pessoa, através de gotículas respiratórias produzidas a partir da tosse ou espirro de pessoas contaminadas e também no contato com objetos que estejam contaminados pelo vírus, que é levado pelas mãos à boca, olhos ou nariz.
Na infecção causada pelo vírus influenza, os sintomas da gripe podem surgir de maneira repentina, como febre, dor de garganta, tosse, dores no corpo, calafrio e dor de cabeça. O quadro tem resolução espontânea em aproximadamente sete dias, embora a tosse, o mal-estar e a fadiga possam permanecer por algumas semanas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *