Campanha de diagnóstico da tuberculose vai até dia 30

O tratamento da tuberculose é oferecido gratuitamente pelas Unidades de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde realiza até o dia 30 deste mês a Campanha de Intensificação de Busca Ativa de casos de Tuberculose – fase 1. A ação, desencadeada pela Secretaria de Estado, ocorrerá em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Porto Feliz. O público-alvo são pessoas que apresentem tosse por três semanas ou mais.
A tuberculose é uma doença causada pelo Bacilo de Koch. A transmissão ocorre por via aérea a partir de um indivíduo com tuberculose pulmonar ou laríngea que elimina bacilos através dos aerossóis produzidos pela tosse, fala e/ou espirro. É importante identificar precocemente indivíduos transmissores sintomáticos respiratórios, oferecer e proporcionar o tratamento adequado o mais rapidamente possível.
Entre os sintomas estão: tosse persistente por mais de três semanas, sudorese noturna, falta de ar, perda de peso, febre baixa, rouquidão e fraqueza.
Para participar da campanha, basta procurar a UBS mais próxima. Os exames serão oferecidos diariamente. O teste é simples, rápido, e o resultado é disponibilizado em sete dias. O tratamento é oferecido gratuitamente pelas UBS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *