Moradores de Porto Feliz relatam receber água suja em torneiras; vereador pede informações ao SAAE

Moradores dos bairros Belo Alto, São Marcos e Célia Maria relatam o mesmo problema

Moradores de Porto Feliz relatam que estão recebendo água suja nas torneiras. Em um vídeo gravado por uma moradora do bairro Belo Alto, que preferiu não se identificar, é possível observar o líquido turvo saindo da torneira. A moradora contou ao Arauto que, há meses, tem recebido água suja nas torneiras. “Há meses vêm acontecendo isso. Ficam dias assim e depois melhora, mas, dias depois, acontece novamente”, disse a moradora do Belo Alto.
Ela destaca que a água chega preta nas torneiras, impedindo o uso dos moradores da residência. “A gente paga para receber água potável e não água suja. Já perdi a minha máquina de lavar roupas por causa da sujeira. Tenho um bebê em casa e não tem como dar banho numa criança com essa água suja”, relata a moradora.
Outro morador do bairro São Marcos relata o mesmo problema. “Não tem condição de usar uma água daquela. A gente tem uma caixa reserva, por isso conseguimos usar para algumas coisas, mas depois de algumas horas, a água na caixa também fica suja”, afirma.
De acordo com o morador do São Marcos, não é a primeira vez que isto acontece e a situação é recorrente. Ele relata que em dias de manutenção ou de chuvas fortes a água chega nas torneiras com uma coloração esquisita. “Fica impossível de tomar”, desabafa.
Ainda segundo o morador, quando a água volta a ser distribuída com a coloração normal, ela chega nas torneiras com um cheiro e gosto forte de cloro.
Segundo a moradora disse ao jornal, funcionários do SAAE vão até a residência, mas nada é resolvido. “Eles olham o registro e vão embora. Nada muda. Estamos assim há meses. A gente liga reclamando e eles dizem que vão resolver, mas nem protocolo de atendimento eles abrem. A gente fica sem resposta”, disse.
Os casos recorrentes despertou preocupação do Legislativo Municipal. O vereador Luís Henrique de Oliveira Diniz (Dr. Diniz/PSD) fez um requerimento pedindo informações ao SAAE. No texto do documento o vereador questiona qual o motivo de diversas residências no perímetro de abastecimento público do município estar recebendo agua suja e com odor, principalmente nos bairros Celia Maria e adjacências. “Qual foi o último relatório de fiscalização realizado pela Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento, tendo em vista que no site da autarquia consta o ano de 2018”, questiona Dr. Diniz no requerimento.
“Para que possa ser consumida – segue Dr. Diniz -, sem apresentar riscos à saúde, ou seja, tornar-se potável, a água tem que ser tratada, limpa e descontaminada, porém na medida certa, para evitar prejuízos e danos à saúde da população. Os questionamentos apresentados enquadram-se na função constitucional do vereador, no que se refere à fiscalização do Poder Executivo Municipal, sendo que nos últimos dias, chegou ao conhecimento deste vereador, que vários pontos da cidade estão recebendo água com coloração e mal cheiro”, finaliza Dr. Diniz no documento enviado ao SAAE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *