O alvo são crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos
Porto Feliz recebeu nessa semana, através do Ministério da Saúde, as doses da vacina contra a Dengue. Foram 854 doses e a população alvo são crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos.
A vacinação terá início no sábado (11) no posto do Jardim Excelsior (Popular), das 8h às 13h, e segue nesta mesma unidade de saúde, das 8 às 18h, de segunda a sexta-feira.
O esquema vacinal é de duas doses, com intervalo de três meses entre as doses. O indivíduo só será considerado imunizado após a 2ª Dose da vacina.
É necessário levar CPF, Cartão SUS e Cartão de Vacina. Não poderá receber a vacina, pessoas que contraíram a doença a menos de 6 meses ou se estiver apresentando sintomas de dengue.
A dengue é uma doença febril aguda, sistêmica, dinâmica, debilitante e autolimitada. A maioria dos doentes se recupera, porém, parte deles podem progredir para formas graves, inclusive virem a óbito. A quase totalidade dos óbitos por dengue é evitável e depende, na maioria das vezes, da qualidade da assistência prestada e organização da rede de serviços de saúde.
Todo indivíduo que apresentar febre (39°C a 40°C) de início repentino e apresentar pelo menos duas das seguintes manifestações – dor de cabeça, prostração, dores musculares e/ou articulares e dor atrás dos olhos – deve procurar imediatamente um serviço de saúde, a fim de obter tratamento oportuno.
No entanto, após o período febril deve-se ficar atento. Com o declínio da febre (entre 3° e o 7° dia do início da doença), sinais de alarme podem estar presentes e marcar o início da piora no indivíduo.
Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis à doença, porém indivíduos com condições preexistentes com as mulheres grávidas, lactentes, crianças (até 2 anos) e pessoas com mais de 65 anos têm maiores riscos de desenvolver complicações pela doença.