A Secretaria de Saúde está promovendo a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, organizada pelo Ministério da Saúde. A campanha acontece até o dia 14 de junho, com imunização em todo o Brasil. Pais e responsáveis devem reforçar a proteção das crianças menores de cinco anos contra a doença.
A vacinação tem como objetivos conter o risco de reintrodução do poliovírus, alcançar alta e homogênea cobertura vacinal e manter o País livre da doença.
A poliomielite é uma doença grave caracterizada por um quadro de paralisia flácida causada pelo poliovírus selvagem (PVS) tipo 1, 2 ou 3, que em geral acomete os membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível, causando a paralisia infantil.
A vacina contra a Poliomielite é composta por três doses aos 2, 4 e 6 meses de vida, conforme o Calendário Nacional de Vacinação, além das doses de reforço aos 15 meses e 4 anos de idade.
Nesta campanha devem receber a vacina oral, crianças entre 1 ano completo a menor de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). Para crianças menores de 1 ano, a vacinação será seletiva, apenas para completar o esquema vacinal.
Procure uma unidade de saúde e leve a carteirinha de vacinação.
Campanha poliomielite vai até o dia 14 de junho
