Câmara realiza sessão alusiva à Semana do Meio Ambiente

“Acelerar a restauração da terra, a resiliência à seca e o progresso da desertificação” é o tema deste ano

A Câmara de Porto Feliz realizou nesta segunda-feira (3) a Sessão Solene de Abertura da Semana do Meio Ambiente de 2024. O evento contou com a presença de autoridades municipais, dos vereadores e munícipes. A celebração teve início no dia 1º deste mês e termina neste domingo (9).
A Casa de Leis recebeu dezenas de pessoas para acompanhar o início de Semana do Meio ambiente deste ano. A sessão solene foi conduzida pelo mestre de cerimônias e Diretor Legislativo de Políticas Públicas da Câmara Municipal, Reinaldo Crocco Junior. O presidente da Câmara, vereador Paulo Adriano Benedetti, compôs a mesa principal da solenidade junto ao secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Fernando César de Oliveira, representando o Executivo Municipal, e o comandante da Guarda Civil Municipal, Sidnei Souza.
Após execução dos hinos nacional e municipal, o assistente administrativo da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Hiago Garcia Carvalho, abordou sobre o tema da Semana de Meio Ambiente, “Acelerar a restauração da terra, a resiliência à seca e o progresso da desertificação”, e apresentou a programação da semana, que iniciou com a inauguração da Estrada do Parque das Monções e segue com plantio de mudas no ribeirão Avecuia neste sábado (8), e uma caminhada com cachorros no domingo, dia 9.
A solenidade contou, ainda, com uma apresentação musical da aluna Julia Sampaio, da Escola Musical de Teclado, Piano e Musicalização da Professora Gisele Antunes Deliberalli. A musicista apresentou duas peças: Miniatura nº 5, do compositor Nilson Lombardi, e Gertrude’s Dream Waltz, do compositor Ludwig van Beethoven.
Estiveram presentes as autoridades convidadas: a presidente da Associação Acreditar, Denise Regina Haiashida; o presidente do Conselho de Pastores de Porto Feliz, pastor Tiago Duarte Martins; e a vice-presidente da 113ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Dra. Cinthia Carla Queiroz Camargo Fagundes, além de outras personalidades do município.
Neste ano, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) destacou a importância de várias práticas de cuidado na preservação da saúde do solo nas cidades do país e que a sua preservação é fundamental para a agricultura, a produção rural e também impacta diretamente no meio ambiente e ecossistemas. Por conta disso, segundo a CMN, devem ser adotadas práticas adequadas de manejo, promovendo a restauração das condições de equilíbrio e sustentabilidade.
A entidade enfatiza que a preservação do solo desempenha um papel crucial na mitigação das mudanças climáticas e contribui significativamente para a redução das emissões de gases de efeito estufa, além de minimizar os impactos ambientais. A conservação pode auxiliar na captação de carbono da atmosfera, diminuindo a emissão de dióxido de carbono, um dos principais gases contribuintes para o aquecimento global.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *