Projetos ‘Catimbau’ e ‘Eito e Cana’ foram exibidos em escolas

Os projetos continuam e no mês de agosto já está programada uma apresentação na escola Vilma Fernandes Antônio

Alunos das escolas do município participaram dos projetos Eito de Cana e Catimbau. Numa ação envolvendo o multiartista Erich Cobrah, os professores Lucimara Zorob e Fernando Aragão e os gestores das escolas Vilma Fernandes Antônio, Domingos de Marco, Monsenhor Seckler e Maria Aparecida Fernandes Leite levou aos estudantes os audiovisuais produzidos por Cobrah e Alice Blake com incentivo da Lei Paulo Gustavo.
Numa primeira etapa, os alunos assistiram às produções e depois tiveram uma palestra ministrada pelo artista sobre a produção dos trabalhos e a Lei Paulo Gustavo, destacando a importância desse tipo de incentivo. “Acredito que o mais importante destes projetos foi poder mostrar um pouco mais sobre a arte de forma geral e o quanto incentivos culturais como este são fundamentais para manter a cultura local viva”, afirmou Cobrah.
Clipe e documentário foram custeados com verba federal e serviram de aporte para as produções apresentadas. Todas as imagens foram registradas em Porto Feliz, local de origem do multiartista e de todos os envolvidos no projeto.
Os dois projetos tiveram grande repercussão nas redes sociais, em especial no Instagram e no Youtube. No Instagram, as duas produções somaram mais de duzentas mil visualizações com muito engajamento, principalmente por parte dos alunos da rede municipal de ensino. Já no Youtube, os projetos alcançaram, até o fechamento desta edição, quase cinquenta mil visualizações. “A gente acredita que foi mágico, já que não costumamos ter essa quantidade [de visualizações] em nosso canal”, comentou Alice Blake.
Os dois projetos continuam e no mês de agosto já está programada uma apresentação aos alunos da escola Vilma Fernandes Antônio, com a supervisão da professora Lucimara Zorob. Também existem projetos de parceria em andamento para novas apresentações do multiartista na cidade. “Tudo isso está acontecendo porque tivemos incentivo, uma vez que esse projeto foi realizado por meio do Governo Federal, Ministério da Cultura e Prefeitura de Porto Feliz através da Secretaria de Cultura”, finalizou Cobrah.
Na quinta-feira (20), os alunos da escola Vilma Fernandes Antônio estiveram na Fazenda Capoava, um dos locais divulgados pelos projetos. Durante o passeio, os alunos tiveram um encontro com o personagem Catimbau que cantou a canção Eito de Cana e contou algumas histórias do nosso Folclore envolvendo o Curupira e o Saci Pererê.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *