Porto Feliz, como muitas cidades do Brasil, teve suas origens moldadas pelas doutrinas da Igreja Católica. Fundada em 1693, inicialmente tinha como padroeira Nossa Senhora da Penha, em razão da devoção de Antônio Cardoso Pimentel, proprietário das terras.
No entanto, com a chegada da imagem de Nossa Senhora Mãe dos Homens, a história local tomou um novo rumo.
Conforme registros, em 1744, foi concedida licença para a construção de uma nova Matriz, dedicada a Nossa Senhora Mãe dos Homens. Em outubro de 1750, a nova igreja foi solenemente inaugurada, marcando o início da “Freguesia de Nossa Senhora Mãe dos Homens de Araritaguaba”.
Posteriormente, em 1797, a freguesia passou a se chamar “Paróquia de Nossa Senhora Mãe dos Homens de Porto Feliz”. Através de uma portaria, a freguesia de Araritaguaba foi elevada à categoria de Vila, com o nome de Porto Feliz.
Ao longo de quase 280 anos de história, a comunidade católica de Porto Feliz, que faz parte da Arquidiocese de Sorocaba, se prepara mais uma vez para celebrar Nossa Senhora Mãe dos Homens.
Entre os dias 6 e 15 de agosto deste ano, os fiéis se reunirão para uma série de eventos religiosos e festivos, incluindo missas, almoços, festival de prêmios, noite de flashback e, claro, a tradicional procissão pelas ruas centrais da cidade. A programação completa está disponível na página da Portando Click nas redes sociais.
Nossa História: ‘Festa de Agosto” tem início no dia 6
