Centenas de devotos participam das festividades da Padroeira de Porto Feliz

Entre os dias 6 e 15 de agosto, os fiéis se reuniram para uma série de eventos religiosos e festivos

Fotos e reportagem: Paulo Henrique Baldini/Portando Click

O feriado desta quinta-feira (15), em celebração à Padroeira de Porto Feliz, encerrou as Festividades em louvor à Nossa Senhora Mãe dos Homens. Centenas de devotos participaram da procissão pelas ruas centrais da cidade. As celebrações religiosas e festivas aconteceram entre os dias 6 e 15 de agosto.
A história da padroeira de Porto Feliz teve origem logo após o povoamento da cidade. Os historiadores contam que, em 1628, antes do povoamento da cidade, o capitão general do Paraguai, D. Luiz de Céspedes Xeria, realizou uma viagem utilizando-se do Rio Anhemby, conforme ele próprio explicou em relatório ao Rei Felipe IV. A expedição fez uma parada num certo local, abaixo do Salto de Itu, onde escravos construíram de três canoas.
Em 1700, já como Porto de Araritaguaba, Antônio Cardoso Pimentel, seus familiares e lavradores das terras de sua fazenda, deram início à uma Capela oferecida à Nossa Senhora da Penha. Anos depois, tornou-se pequena para reunir o número cada vez maior de fiéis, Após a construção da Igreja, que passou a ser de Nossa Senhora Mãe dos Homens.
Mas, reza a lenda, que a imagem da Santa iria para outro lugar. Ao tentarem partir com ela pelo rio, tornou-se tão pesada que ninguém conseguia transportá-la. Quando colocada no batelão, o barco começou a afundar. Os fiéis entenderam que “seria vontade da Santa permanecer em Porto Feliz, como a padroeira da cidade”.
Com isso, em 1750, a antiga igreja de Nossa Senhora da Penha, deu lugar a atual Igreja Matriz, que leva o nome de sua segunda padroeira “Nossa Senhora Mãe dos Homens”.
Décadas depois, foi criada o principal evento religioso da cidade: a “Festa de Agosto”. As festividades tiveram início por volta de 1922, quando o festeiro Antônio Martins Sampaio e esposa decidiram ampliar a celebração, criando à parte festiva na área externa da igreja para arrecadar fundos. A princípio, foi um almoço ao lado da Igreja Matriz com a comunidade.
Depois de alguns anos, a comunidade construiu um barracão. O evento foi ampliado usando as ruas do entorno da praça com as barracas e o parque de diversões. Finalmente, por volta da década de 90, acrescentou-se shows com cantores famosos no termino do evento, dia 15 de agosto. Atualmente, a parte festiva do evento acontece no Centro Comunitário da igreja.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *