Outro dado mostra que a verticalização avança e apartamentos chegam a 5%
Dados detalhados sobre as características dos domicílios divulgados neste ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que 5,07% da população de Porto Feliz reside atualmente em apartamentos. A porcentagem é mais que o dobro da que foi registrada pelo Censo de 2010 na cidade, quando a proporção deste tipo de imóvel representava menos de 2% do total, o que confirma o processo de verticalização das moradias, seguindo uma tendência no município.
Segundo o analista do IBGE, Bruno Perez, o aumento expressivo de apartamentos no Brasil em relação ao último Censo reflete uma concentração da população nos grandes centros urbanos. “Essa verticalização é uma resposta ao adensamento da população dos municípios, principalmente nas áreas de região metropolitana e nos centros das cidades maiores”, afirma.
A vizinha Boituva tem 10% da população residentes em apartamentos. Iperó tem cerca de 2,6% da sua população em imóvel vertical. Em Itu, esse percentual chega a 15% e Sorocaba, 21%.
Por outro lado, a porcentagem de pessoas que residem em casas na cidade caiu nos últimos 12 anos, passando de 98% no Censo de 2010 para 91% no Censo de 2022.
De acordo com os critérios utilizados pelo IBGE, também são considerados na lista 6,51% de pessoas residentes em casas dentro de vilas ou condomínios fechados. Há ainda um residual de 0,21% de moradores vivendo em cômodos ou cortiços e de 0,05% em estruturas degradadas ou inacabadas.
Os dados do IBGE também apontam uma melhoria nas condições sanitárias dos imóveis. Atualmente, 99,95% dos domicílios da cidade possuem banheiro exclusivo, acima da média nacional, que é de 98,1%. Deste montante, 61% das casas têm um banheiro, 30% contam com dois banheiros, 6,69% têm três banheiros e 2,54% têm quatro banheiros ou mais.
Os resultados também trazem informações sobre o abastecimento sanitário, coleta de esgoto e destinação do lixo, dados em que Porto Feliz apresenta melhorias. A cidade tem 87% dos moradores de domicílios particulares permanentes que têm acesso ao abastecimento de água pela rede geral de distribuição – ou seja, pelo sistema de canos e tubulações que leva a água das estações de tratamento até os domicílios. Outros moradores, principalmente da área rural, usam abastecimentos diversos como, por exemplo, poços artesianos.
A coleta direta ou indireta de lixo faz parte do cotidiano de cerca de 99% dos moradores em domicílios particulares permanentes ocupados.
O Censo 2022 mostra também que Porto Feliz tem 78,76% dos domicílios ocupados, representando 18.661. Outros 2.674 são considerados não-ocupados ou vagos, representando 11,29%. Já os de uso ocasional somam 2.360 (9,96%). Estes são imóveis para lazer ou uso em períodos programados, como veraneio ou férias.