Feira do Livro e Autores Sorocabanos se consolida como evento cultural da cidade
A FLAUS – Feira do Livro e Autores Sorocabanos alcança este ano a sua oitava edição, se consolidando como evento cultural da cidade e Região Metropolitana de Sorocaba.
Surgida em 2017, sob a idealização do escritor e historiador Carlos Carvalho Cavalheiro, a FLAUS é uma ação cultural realizada na cidade de Sorocaba por iniciativa de autores independentes, com o intuito de dar visibilidade aos escritores da cidade e da região. Trata-se de uma ação coletiva, independente e horizontalizada (sem hierarquia).
“Muita gente acha que o nome se refere a uma exclusividade: só podem participar escritores e escritoras de Sorocaba. Não se trata disso, mas sim de que a organização é toda realizada de maneira independente pelos escritores. Já tivemos a presença na Feira de escritores de Botucatu, São Miguel Arcanjo, São Roque, Porto Feliz, Votorantim, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul e mesmo de outros Estados”, comenta o idealizador da FLAUS, Carlos Carvalheiro.
Com isso, a FLAUS é aberta a participação de toda e qualquer pessoa que trabalhe com a arte das letras e aceite as diretrizes da Feira.
Dentre as diretrizes está a ajuda mútua e o trabalho voluntário na organização, montagem e desmontagem da Feira. Um diferencial da FLAUS é que todos os escritores dividem o mesmo balcão de exposição de livros, mantendo assim o espírito de horizontalidade e de comunidade entre os artistas das letras. “Todo mundo, voluntariamente, ajuda em tudo. Inclusive na venda dos livros. Não somente os de sua autoria, mas de todos os que participam da Feira”, garante Carlos Carvalho Cavalheiro.
Este ano a FLAUS será realizada nos dias 13, 14 e 15 de dezembro no SESC Sorocaba e no dia 21 na Praça Coronel Fernando Prestes. Além da venda de livros a FLAUS está recheada de atrações como o Sarau Litero musical (que ocorrerá no SESC e no Sorocaba Clube), palestras, mesa de debates, oficinas e apresentações musicais.
Dentre os destaques estão o pocket-show com lançamento de livro da escritora, cantora e compositora Jacque Falchetti, no dia 14 no SESC Sorocaba; e o lançamento do livro “Autobiografia Autorizada” do ator e escritor Paulo Betti, no dia 21 na Praça Coronel Fernando Prestes.
Para este ano se inscreveram para participar da FLAUS cerca de 90 escritores e escritoras. Com um perfil bastante diversificado, a FLAUS tornou-se uma vitrina da produção literária de Sorocaba e Região, abarcando as mais diversas pautas e gêneros literários.
Além da parte presencial, a FLAUS conta com uma programação virtual com entrevistas, bate-papos, palestras. Entre os inscritos está o jornalista Fernando Guelengue, de Angola. A FLAUS virtual pode ser apreciada nas redes sociais da Feira.
Para quem quiser acompanhar a extensa programação da FLAUS, acesse a página do ARAUTO no Facebook.