Morre José Quirino Schettini, o “Zé da Farmácia”

Zé da Farmácia foi sepultado nesta sexta-feira (31) no Cemitério Campo Santo

Natural de Palmares Paulista, Zé da Farmácia escolheu Porto Feliz para viver e constituir família ao se casar com Vani Marinette Gutierres, a “Mana”, com quem teve os filhos Kely Thiago. O apelido, “da farmácia”, veio justamente por sua profissão, por ser formado no Curso Prático de Farmácia, o qual lhe permitia assinar como farmacêutico responsável. Além disso, também era graduado em Contabilidade, entre outras. Em 1969, ele adquiriu a tradicional farmácia porto-felicense “Nossa Senhora”, muito conhecida na segunda metade do século passado, como “Farmácia da Balança”, já que era a única da cidade que tinha uma balança de pesagem, onde a cidade toda passava para “ver o seu peso”.
Além de farmacêutico, ele precisou – muitas vezes e por necessidade – ir além de suas atitudes, e
por isso população o tinha como um doutor e até mesmo um confidente, onde muitos depositavam seus desabafos.
Como profissional, encerrou suas atividades ao vender a tradicional farmácia em 2009. Muito participativo na sociedade, Schettini também foi Presidente do Porto Feliz Tênis Clube, Presidente da Associação de Pais e Mestre do Externato São José, Diretor Vice-Presidente da Santa Casa de Misericórdia de Porto
Feliz, Diretor da Cidade dos Velhinhos, Vice-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Porto Feliz, Diretor do Esporte Clube União e membro ativo do Lions e do Rotary Club. Também foi Festeiro de Nossa Senhora Mãe dos Homens.
Iniciado na Maçonaria em 1981, em Capivari, ele foi um dos responsáveis pelo reerguimento das colunas da Loja Inteligência, em Porto Feliz, a “Loja Mãe da Maçonaria Paulista”, onde se filiou em 1985, passando a fazer parte do quadro de obreiros da Loja.
Na política, atuou como vereador entre os anos de 1983 a 1988, além de Diretor de Esporte e Turismo na gestão do então prefeito Luiz Alcalá. Mais tarde, em 2021, em reconhecimento à sua dedicação pela cidade, recebeu o título de Cidadão Porto-Felicense, das mãos do vereador José Antonio Queiroz da Rocha (Coquinho). Além da esposa e filhos, ele também deixa os netos Fillipo, Pietra e Nina, e um grande legado a todos que tiveram a oportunidade de conhecê-lo.
Zé da Farmácia foi sepultado nesta sexta-feira (31) no Cemitério Campo Santo Municipal, em Porto Feliz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *