Requerimento que solicita informações sobre falhas de internet em postos de saúde é rejeitado pela Câmara

Na sessão ordinária desta quarta-feira (5), a vereadora Lúcia de Fátima Caballero (Lu Caballero/União Brasil) apresentou um requerimento solicitando informações sobre as falhas de conexão à internet nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). O requerimento, protocolado em 28 de fevereiro, destacou que os munícipes, ao chegarem às UBS, são informados sobre a indisponibilidade do sistema, o que atrapalha a rotina de quem busca atendimento médico.
Durante a sessão, a vereadora e médica Ana Paula Melo dos Santos (PL) contestou parte das informações apresentadas, afirmando que, no posto de saúde onde trabalha, todos os pacientes foram atendidos, mesmo com os problemas de conexão. Ela alertou que algumas informações podem estar sendo distorcidas e reforçou a importância de se evitar a desinformação sobre o tema.
A Secretaria de Tecnologia da Informação de Porto Feliz já havia se pronunciado sobre o assunto em uma nota divulgada no dia 5 de março.
De acordo com a secretaria, um novo processo licitatório para a contratação de rede de dados está em execução desde agosto de 2024. O contrato foi assinado em 11 de fevereiro, com prazo de 60 dias para conclusão da implantação, mas o cronograma está adiantado.
A nota também informou que as falhas de acesso à internet e sistemas ocorridas em meados de fevereiro motivaram uma revisão completa da infraestrutura de rede do Paço Municipal, que é a base da comunicação e de alguns sistemas das unidades externas, incluindo os postos de saúde. “Durante o feriado de Carnaval, foram substituídos todos os equipamentos legados de infraestrutura, garantindo a transição entre os antigos e os novos servidores adquiridos em outubro de 2024”, finaliza a nota.
O pedido de informações foi rejeitado pelos vereadores governistas: Dr. Ana Paula, Luís Antônio Gutierre Ruiz (Teko/MDB), Marcelo Tuani (PP), Pascoal Laturrague (Nino Laturrague/MDB), Paulo Adriano Benedetti (Republicanos) e Roselene Maria de Souza dos Santos (Pastora Roselene/Podemos).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *