Duplicação da SP-97 traz esperança após anos de tragédias entre Porto Feliz e Sorocaba

De acordo com o governador de SP, a previsão de início das obras é para 2026

Porto Feliz e região celebram um marco histórico: o governo de São Paulo confirmou a duplicação da SP-97, rodovia conhecida como “Rodovia da Morte” devido ao alto número de acidentes fatais nos últimos anos. A obra, anunciada pelo governador Tarcísio de Freitas, faz parte do programa “SP Pra Toda Obra”, que prevê R$ 30 bilhões em investimentos em infraestrutura viária no estado.
A SP-97, que liga Porto Feliz a Sorocaba, ganhou notoriedade pelos constantes acidentes graves, muitos com vítimas fatais. Nos últimos anos, dezenas de pessoas perderam a vida no trecho, que hoje é uma via simples, com curvas perigosas e ultrapassagens arriscadas. Moradores e autoridades há anos pediam a duplicação como solução para melhorar a segurança.
Durante evento no Palácio dos Bandeirantes, Tarcísio afirmou: “A duplicação Sorocaba e Porto Feliz, há quanto tempo não estão esperando? Vai sair. Já está para ser contratada”. O projeto inclui também a duplicação da SP-129, que liga Porto Feliz a Tatuí, passando por Boituva. As etapas de licenciamento ambiental e licitação já estão em andamento, com previsão de início das obras em 2026.
O prefeito de Porto Feliz, Célio Peixoto, destacou que a duplicação é “estratégica para a segurança e o desenvolvimento econômico da região”. Além de reduzir acidentes, a obra deve melhorar o escoamento da produção agrícola e industrial, além de facilitar o deslocamento de milhares de motoristas que utilizam a rodovia diariamente.
O “SP Pra Toda Obra” é o maior pacote de infraestrutura viária da história de São Paulo, com 22 mil quilômetros de intervenções em estradas estaduais. A iniciativa deve gerar 250 mil empregos e beneficiar mais de 34 milhões de pessoas em 540 municípios.
Para os moradores de Porto Feliz e cidades vizinhas, a duplicação da SP-97 representa não só um avanço na mobilidade, mas também o fim de um período marcado por luto e insegurança. Agora, a esperança é que a “Rodovia da Morte” se transforme em um caminho mais seguro para todos.

“O SP pra Toda Obra não trata só de asfalto, concreto, máquina e engenharia. Estamos falando de gente, porque são as pessoas que vão se beneficiar desse empreendimento, com a diminuição do tempo de viagem e o aumento da segurança. Estamos falando do pai que vai ficar mais tempo com os filhos, da mãe que ficará despreocupada porque o filho vai sair e voltar em segurança e do produtor rural que vai deslocar sua produção com menos custos e transtornos. É prosperidade nos quatro cantos do estado”, afirmou o governador.

NUNCA SAIU DO PAPEL. A duplicação da rodovia na região é debatida há alguns anos. O anúncio da intervenção ocorreu em 2013. Em matéria publicada pelo Cruzeiro do Sul em 30 de março daquele ano, o DER informava que a expectativa era de que a empresa vencedora do edital, que seria publicado, começasse os estudos no mês de outubro, com prazo de conclusão em três meses. Assim, as obras se iniciariam em abril de 2014. Oito anos depois, em novembro de 2021, o então assessor técnico da Secretaria Estadual de Transportes e Logística, Luiz Alberto Fioravante, informou em entrevista à rádio Cruzeiro FM 92,3 que a duplicação estava sendo licitada, com expectativa de intervenções para 2022. Em nota, o órgão respondeu que a licitação foi aberta por meio do edital 035/2022 para a contratação de atualização do projeto do km 0 ao km 12,850 e a duplicação do km 12,850 — próximo ao acesso à rodovia Castelo Branco — ao km 23,100, que compreende o trecho de Porto Feliz. Segundo o DER, naquele momento, o órgão analisava as propostas entregues pelas empresas interessadas. Contudo, na época, também não informou quais eram os prazos para início das obras. Ao todo, o trecho entre Sorocaba e Porto Feliz tem cerca de 25 quilômetros.

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