Cidade que carrega uma grande importância para a música sertaneja raiz
Na última semana, o comunicador, radialista e pesquisador João Carlos Martinez esteve em Pratânia-SP, cidade que carrega uma grande importância para a música sertaneja raiz. Admirador da cultura caipira, Martinez visitou locais que eternizam a história de duas das maiores duplas do gênero: Tonico e Tinoco e Pedro Bento e Zé da Estrada.
Pratânia, que na época do nascimento de Tinoco (1918-2012) e de Waldomiro de Oliveira, o Zé da Estrada (1933-2003), era um distrito de Botucatu, hoje pertence ao município de São Manoel. Lá, Martinez conheceu a casa onde nasceu Tinoco, que formaram a icônica dupla Tonico e Tinoco, conhecidos também como Irmãos Peres. Além disso, visitou a Casa Cultural Tonico e Tinoco e Pedro Bento e Zé da Estrada, que guarda pertences e memórias das duas duplas.
O comunicador foi recebido pelo diretor de Cultura de Pratânia, Murilo Vieira, e presenteou a cidade com um exemplar do livro “A Cidade e o Rio”, do historiador Jonas Soares de Souza, e uma miniatura de um batelão, obra do artesão porto-felicense Nilson Teruel.
Martinez registrou a visita em um mini documentário, disponível no TikTok (@martinez.araujo) e no Facebook (João Carlos Martinez Comunicador). Nas redes, ele compartilhou a emoção de estar em Pratânia: “Foi emocionante estar na cidade de Tinoco e Zé da Estrada. Precisamos fazer também um [museu] aqui em Porto Feliz e eternizar o grande Joel Antunes Leme, o ‘Pedro Bento’, que nasceu aqui”, declarou, destacando a importância de preservar a memória desses artistas.
A iniciativa contou com o apoio das Prefeituras de Porto Feliz e Pratânia, além de colaboradores locais. A viagem reforçou o papel de Pratânia como berço de grandes nomes da música sertaneja e a necessidade de manter viva a história desses ícones.