A Câmara Municipal de Sorocaba deu um passo importante para assumir a gestão de trechos urbanos de rodovias estaduais que cortam a cidade. Um projeto de lei, proposto pela Mesa Diretora, prevê a municipalização de trechos das rodovias SP-79 (Sorocaba–Itu), SP-97 (Sorocaba–Porto Feliz), SP-264 (Sorocaba– Salto de Pirapora), SP-75 (Castelinho) e SP- 270 (Raposo Tavares), mediante convênio com o Governo do Estado de São Paulo. A justificativa do projeto destaca que a gestão municipal permitirá melhorias na infraestrutura, como manutenção regular, sinalização adequada e maior segurança viária, atendendo às demandas locais com mais eficiência. “Os gestores municipais têm conhecimento mais aprofundado das necessidades da população e das particularidades do tráfego urbano”, afirma o texto. Entre as vias incluídas no projeto, a SP-97 (Sorocaba–Porto Feliz) ganha relevância por ser uma importante ligação entre municípios da região, com fluxo intenso de veículos e transporte de carga. A municipalização poderia evitar a instalação de pedágios urbanos, tema que tem gerado grande preocupação na cidade após o anúncio da concessão de trechos da Rota Sorocabana. Recentemente, uma audiência pública discutiu os possíveis impactos dos pedágios, e a Mesa Diretora da Câmara busca alternativas para impedir sua implementação dentro do perímetro urbano. O presidente da Câmara, vereador Pr. Luís Santos (Republicanos), anunciou a formação de uma comissão de parlamentares da região para se reunir com o governador Tarcísio de Freitas e discutir o assunto. O projeto de lei ainda passará por análise nas comissões da Câmara antes de ser votado em plenário. Se aprovado, Sorocaba poderá assumir a gestão de trechos estratégicos, como a SP- 97, buscando melhorias na mobilidade urbana e evitando custos adicionais aos motoristas com pedágios.

Jornal O Arauto de Porto Feliz
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