Estudantes da Emef Coronel Esmédio participam de palestra sobre armamentos da 2ª Guerra Mundial

Alunos dos 9ºs anos A, B e alguns do 9º D da EMEF Coronel Esmédio tiveram uma experiência diferenciada nesta semana ao assistir a uma palestra sobre os principais armamentos e veículos de combate utilizados na Segunda Guerra Mundial (1939-1945). O convidado foi o especialista em armamentos Júlio César Meirelles Santos, veterano militar, que compartilhou conhecimentos técnicos a convite do professor de História Carlos Carvalho Cavalheiro.
A palestra, que durou cerca de uma hora e meia, abordou desde a engenharia por trás das armas até as dificuldades de manutenção em campo. Os estudantes aprenderam, por exemplo, a diferença entre granadas ofensivas (de “efeito moral”) e defensivas (letais), além de curiosidades sobre a evolução tecnológica dos tanques de guerra brasileiros, que posteriormente influenciaram projetos estadunidenses.
O momento mais aguardado foi a exibição de um capacete original usado pelo Exército Brasileiro durante o conflito, despertando grande interesse nos jovens.
Professor Carlos e Júlio Meirelles são ex-colegas da Escola Técnica Estadual Professor Rubens de Faria e Souza, em Sorocaba, onde estudaram entre as décadas de 1980 e 1990. Enquanto Carlos seguiu carreira na educação, Júlio especializou-se em cursos militares sobre armamentos.
“Detalhes técnicos como esses geralmente não são abordados nas aulas de História, mas os alunos demonstram curiosidade sobre o tema. Por isso, resolvi trazer essa abordagem complementar”, explicou o professor Carlos.
A equipe gestora da EMEF Coronel Esmédio, composta pelo diretor Daniel Piasentin, a vice-diretora Fabiana Gutierrez e a coordenadora pedagógica Elizabety Bragagnolo, apoiou a iniciativa, destacando a importância de ampliar as oportunidades de aprendizado.
“Atividades como essa enriquecem o conhecimento dos estudantes e aproximam o conteúdo histórico de forma mais concreta”, afirmou a coordenadora Elizabety.
A ação reforça a proposta pedagógica da escola de diversificar as metodologias de ensino, incentivando a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *