Na quarta-feira (18), os alunos dos 7ºs anos A, B e C da EMEF Coronel Esmédio, de Porto Feliz, visitaram a Floresta Nacional de Ipanema (Flona), um dos mais importantes sítios históricos da região. Localizada entre Iperó e Araçoiaba da Serra, a unidade de conservação ambiental abrigou no passado a Real Fábrica de Ferro de São João do Ipanema, primeira siderúrgica do Brasil e das Américas, fundada em 1811 por Dom João, então príncipe regente de Portugal.
No local, os estudantes conheceram os prédios da antiga fábrica, os altos fornos usados para transformar magnetita (minério abundante na região) em ferro gusa, além das casas da vila operária. A visita incluiu também a trilha da Pedra Santa, no morro do Araçoiaba, onde os alunos viram o monumento em homenagem a Francisco Adolfo de Varnhagen, considerado o “pai da História do Brasil” e que passou parte de sua infância em Ipanema. Durante o passeio, ainda observaram a primeira cruz de ferro fundida na fábrica e a gruta onde viveu o monge italiano Giovani Maria D’Agostini, conhecido por sua fama de milagreiro.
A excursão foi organizada pelo professor de História Carlos Carvalho Cavalheiro, que realiza esse projeto há 19 anos, desde que assumiu a função por concurso em 2006. Os estudantes foram acompanhados ainda pelos professores Fernando Piazentin e Aline Santos. Na Flona, a recepção ficou a cargo dos guias Rodrigo e Rafael Gonçalves, que explicaram aspectos históricos e ambientais do local.
O projeto contou com o apoio da equipe gestora da escola, formada pelo diretor Daniel Piasentin, pela vice-diretora Fabiana Gutierrez Ruiz e pela coordenadora pedagógica Elizabety Batoni Bragagnolo.
Estudantes da EMEF Coronel Esmédio visitam Floresta Nacional de Ipanema
