Um momento histórico para Porto Feliz está marcado para este mês. No próximo dia 25, será realizada a inauguração da Escola Legislativa Porto-Felicense (ELEP), da Câmara Municipal de Porto Feliz. A cerimônia inicia às 13h30, no Plenário Benedito Moisés Broca da Casa Legislativa, localizada na Praça Lauro Maurino, 78, centro.
A Solenidade de inauguração da ELEP terá um nome de grande relevância no cenário da educação legislativa e da política nacional. O palestrante, Dr. Florian Augusto Coutinho Madruga, vem de Brasília para falar sobre “Educação cidadã nas Câmaras Municipais com as Escolas do Legislativo”. Florian foi Presidente por 20 anos da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL) e hoje é o Presidente de honra da associação. Servidor do Senado Federal desde 1973, já exerceu diversas funções de chefia e influência no meio, como Chefe de Gabinete da Presidência do Senado Federal, Diretor do Conselho de Ética do Senado Federal e Diretor do Instituto Legislativo Brasileiro – ILB (Escola de Governo do Senado), entre outras.
A Escola Legislativa tem como missão promover a educação para cidadania e o fortalecimento da democracia. O órgão, criado no âmbito no Poder Legislativo, oferece capacitação com cursos, palestras e eventos de formação para a comunidade em geral e também para os próprios servidores e vereadores.
Além de fornecer capacitações com temáticas diversas – mas sempre institucionais e de interesse público -, a Escola também proporciona uma aproximação da sociedade com a vivência política, simplificando o funcionamento do processo legislativo e incentivando o exercício da cidadania, inclusive com formação de novas lideranças sociais e políticas. Alguns instrumentos utilizados para essa prática são os programas como o Parlamento Jovem, Câmara Mirim e Câmara Terceira Idade, entre outros projetos. Pela característica de integração, a Escola Legislativa também pode firmar parcerias com instituições como escolas, universidades, entidades de classe e organizações sociais, fortalecendo a construção coletiva do conhecimento. Ou, ainda, promover eventos culturais e sociais e divulgar estudos e pesquisas sobre temas relevantes para a comunidade e para a memória e cultura local. A ELEP deve, portanto, atuar como instrumento de transformação social, formando cidadãos conscientes e atuantes, servidores qualificados e representantes cada vez mais preparados para enfrentar os desafios da vida pública. Legislativo porto-felicense.
Apesar de tão importante, ainda são poucos municípios que investem na educação legislativa. Dos 645 municípios do estado de São Paulo, há 116 Escolas filiadas à Associação Paulista das Escolas do Legislativo (APEL). E Porto Feliz, agora, figura entre os municípios que contam com uma Escola Legislativa, iniciando com base sólida em fortes parcerias, como a ABEL, APEL e outras instituições e Escolas Legislativas.
Com a inauguração da ELEP, o Legislativo porto-felicense dá um importante passo para deixar de ser visto apenas como palco de votações e debates entre vereadores e coloca a Câmara como protagonista educadora, promotora de conhecimento e parceira da comunidade. A Escola Legislativa deixa um legado institucional que pode transformar a relação entre poder público e sociedade por décadas.

Jornal O Arauto de Porto Feliz
O Arauto é um jornal que traz notícias e matérias da nossa querida cidade de Porto Feliz, que fica localizada no interior do estado de São Paulo