Evento gratuito transforma Porto Feliz em palco a céu aberto com espetáculos, cortejos, oficinas e debates entre 28 e 30 de novembrostaque
De 28 a 30 de novembro, Porto Feliz se transforma em um grande palco a céu aberto com a realização da 6ª edição do Festival deRua, evento que celebra o teatro de rua e reafirma o direito à cultura por meio da arte, do afeto e da brincadeira. Com programação totalmente gratuita, o festival levará espetáculos, cortejos, oficinas e debates a diversos pontos do município.
Criado em 2019, o Festival deRua nasceu em Porto Feliz e se consolidou como um dos mais importantes encontros do teatro com o espaço público na região. Desde sua primeira edição, o evento já realizou dezenas de apresentações, rodas de conversa e atividades formativas em praças, bairros periféricos e até zonas rurais, promovendo o acesso à cultura e o encontro entre artistas e comunidade.
A programação deste ano começa na sexta-feira (28) com atividades no Museu das Monções e na Praça Cel. Esmédio. Entre as atrações estão o espetáculo “Berenice”, com Daiane Baumgartner; o Teatro Lambe-Lambe da Cia Luzes e Lendas; um cortejo teatral com narração oral tradicional e Rafael Bagdonavicius; e o espetáculo “Hoje Tem Espetáculo!!!”, da Rosa dos Ventos, na Praça da Matriz.
No sábado (29), o destaque é o circo teatro “O Céu é a Lona”, do Grupo Guaraciaba, às 11h, na Praça Cel. Esmédio. Às 15h30, o Museu das Monções recebe o painel “Cidade e Memória”, com os professores Jonas Soares e Claudemir Causim. À noite, o público confere o espetáculo “Moko”, da Trupe Baião de 2, seguido por uma apresentação musical do Original Pic Favela e do DJ Jotapé.
Encerrando a programação, o domingo (30) será de teatro e brincadeira no Parque das Monções, a partir das 10h, com os espetáculos “O Roubo do Leque da Dona Veioca”, do grupo Saindo do Conto, e “Cadê Dulcinéia?!”, da Cia Imediata & Chungo Malungo.
Além dos espetáculos, o festival promove oficinas, um painel temático e um grande cortejo teatral, reforçando seu caráter formativo e de integração com a comunidade.
Com o lema “É pra quem chega, pra quem passa, pra quem vive a cidade. É pra você. É na rua. É deRua!”, o festival convida o público a viver o teatro em sua essência, no encontro com as pessoas e com o cotidiano das ruas.