O professor, poeta e historiador Carlos Carvalho Cavalheiro tem se destacado no cenário literário nacional, conquistando importantes premiações em concursos de trova em 2024 e 2025. Os resultados, divulgados recentemente, atestam a qualidade de sua produção poética em diferentes temas e âmbitos.
A mais recente conquista foi o 2º Lugar no Concurso de Trovas da Academia Campinense de Letras 2025, na categoria Novo Trovador, com o tema Campinas. A trova vencedora de Cavalheiro celebra a identidade da cidade:
Campinense ou campineira: quem melhor traduz a gente?
Seja lá o que se queira, Campinas, terra luzente.
Pouco antes da divulgação do concurso em Campinas, o autor já havia obtido significativo reconhecimento ao conquistar o 1º Lugar no XI Concurso Literário Cidade de Maringá, no Paraná. O concurso, realizado pela Academia de Letras de Maringá (ALM) e pela União Brasileira de Trovadores (UBT), Seção Maringá, teve como tema Traição.
Cavalheiro venceu na categoria Novo Trovador, destinada a autores que ainda não possuem três classificações entre os cinco primeiros em concursos nacionais da UBT. A composição vencedora:
Judas, Silvério dos Reis… não são nenhuma exceção, se bem olhardes, vereis em cada esquina a traição.
A trajetória de sucesso do trovador inclui ainda o 4º Lugar no prestigiado Concurso Nacional/Internacional de Trovas de Taubaté 2024, cujo resultado foi divulgado no início de 2025. A trova classificada, que aborda o sentimento de saudade, demonstra a versatilidade do autor:
Imensidão é saudade vem e invade o coração e nos leva com maldade ao reino da solidão.
Carlos Carvalho Cavalheiro é professor de História na rede pública municipal de Porto Feliz e mora em Sorocaba. É Mestre em Educação e atualmente cursa o Doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade de Sorocaba (UNISO).
Como escritor e pesquisador, colabora com diversos veículos de comunicação, incluindo os jornais TRIBUNA e ROL, e o Portal Marimba Selutu, de Angola. É acadêmico correspondente da FEBACLA e membro efetivo da Academia Independente de Letras. Cavalheiro é referência para a história regional.
Jornal O Arauto de Porto Feliz
O Arauto é um jornal que traz notícias e matérias da nossa querida cidade de Porto Feliz, que fica localizada no interior do estado de São Paulo