Paróquia Nossa Senhora Aparecida celebra 25 anos com programação especial e missas campais no CEMEX

A Paróquia Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro Cidade Jardim, em Porto Feliz, celebra neste mês 25 anos de fundação com uma programação especial que inclui procissão, missas campais e almoço comemorativo. Criada em 5 de janeiro de 2001, a paróquia é a mais jovem do município e atualmente reúne 32 comunidades, além da igreja Matriz.

Segundo o pároco, padre Samuel Soares, à época de sua fundação Porto Feliz contava com apenas duas paróquias: Nossa Senhora Mãe dos Homens — mais antiga do que a própria Arquidiocese — e São João Batista. A criação da nova paróquia ocorreu durante o episcopado do então arcebispo dom José Lambert.

O primeiro pároco foi o padre Jorge Luiz Machado, conhecido na cidade pelo trabalho desenvolvido na Paróquia São João Batista. Além da Matriz, ele passou a atender cerca de 25 comunidades distribuídas entre as zonas urbana e rural. Após oito anos à frente da paróquia, padre Jorge — carinhosamente chamado de “Padre Jorginho” — foi transferido.

Em seguida, assumiu o padre Carlos Alexandre da Silva, que permaneceu por pouco menos de dois anos. Na sequência, dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues nomeou o padre Washington Pascoal Ribeiro, que conduziu os trabalhos até 2019. Naquele ano, dom Júlio Endi Akamine nomeou o padre Samuel Soares, que desde então está à frente da paróquia e é o responsável pela organização do Jubileu de Prata.

De acordo com o pároco, cada sacerdote contribuiu para o crescimento da comunidade ao longo dos anos. Atualmente, cerca de 800 pessoas participam das missas e celebrações realizadas aos finais de semana, tanto na Matriz quanto nas mais de 30 comunidades vinculadas à paróquia.

A programação comemorativa teve início em dezembro do ano passado, com a celebração de 25 missas em alusão aos 25 anos de criação canônica. “A organização começou em 2023 e, embora o formato tenha mudado, este Jubileu acabou se tornando ainda mais profundo do ponto de vista religioso”, destaca o padre.

Para encerrar as celebrações, o Centro Municipal de Exposições (CEMEX) foi escolhido como local das missas campais deste final de semana. No sábado, a partir das 17h, os fiéis sairão em procissão da igreja Matriz da Padroeira do Brasil, no bairro Cidade Jardim, em direção ao CEMEX, em um ato público de fé e devoção a Nossa Senhora Aparecida.

Às 18h, será celebrada a Missa Solene, seguida de confraternização, com barracas de alimentação e apresentação do cantor Fernando Lima. No domingo, às 9h, será realizada a missa de encerramento do Jubileu, seguida de almoço comemorativo, com destaque para a tradicional parmegiana.

Os convites podem ser adquiridos na paróquia ou durante as festividades, ao valor de R$ 25 para consumo no local e R$ 30 para retirada. No domingo, também serão comercializadas porções de batata frita e alguns tipos de bebidas. A organização solicita que os participantes levem pratos e talheres, como forma de colaborar com a redução de custos e com o meio ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *