Porto Feliz celebra Festa de São Benedito entre os dias 29 de janeiro e 1º de fevereiro

Entre os dias 29 de janeiro e 1º de fevereiro, a comunidade católica de Porto Feliz e de toda a região celebra as tradicionais festividades em louvor a São Benedito, o “Santo dos Cozinheiros” e protetor dos escravos.

Nascido na Sicília, Itália, no século XVI, São Benedito era filho de escravizados e, segundo registros históricos, destacou-se por sua humildade, caridade e profunda vida religiosa. Tornou-se frade franciscano e símbolo de devoção popular, sendo canonizado em 1807 pelo Papa Pio VII, em reconhecimento à sua vida simples, aos milagres atribuídos à sua intercessão e à dedicação ao serviço cristão.

Em Porto Feliz, a Comunidade São Benedito, que tem como responsável a Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens, completa neste ano 128 anos de atividades e terá como lema do tríduo: “São Benedito, exemplo de fé, esperança e caridade!”.

A programação tem início na quinta-feira, dia 29, às 19h, com a primeira celebração do Tríduo. Em seguida, no salão de festas da igreja, haverá quermesse, com venda de pastéis e bebidas.

Na sexta-feira, no mesmo horário, acontece o segundo dia do Tríduo. Após a missa, a quermesse contará com pastéis, churrasco e bebidas.

Já no sábado, dia 31, também às 19h, chega ao fim a celebração do Tríduo. Após a celebração, será servido jantar no Centro Comunitário Paroquial.

No domingo, 1º de fevereiro, às 9h, acontece a Missa Solene, seguida da tradicional procissão com a imagem de São Benedito, que traz nos braços o Menino Jesus, pelas ruas do entorno da igreja, inaugurada em 1898.

A Comunidade São Benedito fica na Rua José Maurino, nº 114, com acesso também pela Praça Padre João Batista Silveira, popularmente conhecida como Praça São Benedito, na Rua Altino Arantes.

A festividade é conduzida pelo pároco Pe. Carlinhos e pelo diácono Sílvio Buzzo, e organizada pelos casais festeiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *