Neste sábado (21), a professora Lígia Souza Guido toma posse na Academia Ituana de Letras (Acadil). A sessão solene terá início às 10h, quando ela assumirá a Cadeira 24, cujo patrono é o médico ituano Antonio de Almeida Prado. A cerimônia será realizada no Auditório do Centro de Estudos do Museu Republicano de Itu, na região central da cidade, e é aberta ao público.
Integrante da Secretaria de Educação de Porto Feliz, Lígia atua no Núcleo de Formação Pedagógica como coordenadora da área de Ciências Humanas. Nascida em Itu, é graduada em História pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e em Pedagogia pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). É mestre em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde desenvolveu pesquisa sobre as dimensões material e simbólica do vestuário em Itu no século XVIII, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e estágio em Lisboa.
Em 2025, a professora já havia participado de atividades promovidas pela Acadil, com palestra no lançamento do livro Itu em Seu Auge: Tempos do Capitão-Mor Vicente Taques e publicação de artigo na Revista da entidade. Em seu discurso de posse, fará o elogio ao patrono Antonio de Almeida Prado, que foi secretário estadual de Educação e o quinto reitor da Universidade de São Paulo na década de 1940.
Na cerimônia, Lígia também prestará homenagem ao antecessor na cadeira, o professor Roberto Machado Carvalho, historiador e um dos fundadores da Acadil. A saudação oficial será feita pelo confrade Synésio Sampaio Góes Filho. Fundada em 1992, a Academia Ituana de Letras reúne 37 membros dedicados à produção literária e aos estudos da Língua Portuguesa e da Literatura, além de publicar anualmente a Revista da Acadil.