Um aposentado procurou a polícia após perceber que um empréstimo bancário, que ele afirma não ter autorizado, foi creditado em sua conta, em Porto Feliz. O caso foi registrado na última semana e acende um alerta para golpes envolvendo falsas ofertas de crédito, especialmente contra idosos.
De acordo com o boletim de ocorrência, o aposentado relatou que foi contatado por uma mulher que se identificou como “Eduarda”, oferecendo serviços de empréstimo. Durante a conversa, foi realizada apenas uma simulação de crédito, sem que houvesse, segundo a vítima, qualquer autorização para contratação efetiva.
Ainda conforme o relato, a suposta atendente solicitou documentos por meio de chamada de vídeo, alegando a necessidade de verificar a idoneidade e os dados do aposentado. O declarante acreditava estar apenas participando de uma simulação, mas, dias depois, foi surpreendido ao constatar que valores haviam sido depositados em sua conta bancária no Banco do Brasil.
Ao todo, foram realizadas três transações que somam quase R$ 26 mil. O aposentado afirmou à polícia que não reconhece a contratação do empréstimo e que não deseja utilizar o dinheiro, solicitando o cancelamento da operação e o estorno dos valores.
O caso foi registrado como ocorrência sem autoria definida e será analisado pela Polícia Civil. A orientação é para que a vítima também busque o banco para tentar bloquear a movimentação, formalizar a contestação e evitar novos prejuízos.