Porto Feliz encerrou 2025 com dois homicídios registrados, contra quatro casos em 2024 — uma redução de 50% nos crimes contra a vida no município. O resultado coloca a cidade em destaque regional, especialmente quando comparada a municípios de porte semelhante ou até menor.
Entre as cidades do mesmo porte, Boituva registrou 10 homicídios em 2025, Monte Mor contabilizou oito casos. Já Iperó, município menor e próximo a Porto Feliz, com população de 36.459 habitantes, registrou sete homicídios no mesmo período.
Queda no Estado
O cenário local acompanha a tendência estadual de redução da criminalidade. Em 2025, o Estado de São Paulo registrou 2.438 homicídios — o menor número da série histórica iniciada em 2001 — representando uma queda de 3% em relação a 2024, quando foram contabilizados 2.517 casos.
Das 645 cidades paulistas, 289 (45% do total) não registraram nenhum homicídio doloso ao longo de 2025. Outras 174 cidades também fecharam o ano sem nenhum caso de roubo, segundo dados da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo.
A redução dos índices é atribuída a uma série de medidas adotadas pelo Governo do Estado de São Paulo, que nos últimos três anos abriu quase 17 mil vagas em concursos para as polícias, investiu R$ 1,5 bilhão em segurança pública e realizou 427 operações conjuntas com o Ministério Público, Gaeco e Polícia Federal, gerando prejuízo estimado de R$ 3 bilhões ao crime organizado.
Trabalho integrado
Segundo o capitão Maschio, comandante da 4ª Companhia do 50º BPM/I, o resultado positivo em Porto Feliz é fruto da integração entre as forças de segurança que atuam no município. “No contexto municipal, o desempenho de Porto Feliz está diretamente relacionado ao trabalho integrado das forças de segurança que atuam na cidade, com destaque para a atuação conjunta da Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Civil Municipal, além do desenvolvimento contínuo de ações preventivas voltadas à preservação da ordem pública e à redução dos indicadores criminais”, afirmou.
Índice zero
Segundo levantamento da SSP, 2025 foi o ano com maior número de cidades sem homicídios desde 2021. Mesmo entre municípios de médio porte — com população entre 50 mil e 100 mil habitantes — há exemplos de destaque, como São Roque, que tem quase 80 mil habitantes, não registrou homicídios em 2025 e contabilizou apenas 68 roubos.
No recorte histórico de 2001 a 2025, oito municípios paulistas nunca registraram um único homicídio: Águas de São Pedro, Cruzália, Dolcinópolis, Fernão, Pracinha, Santa Salete, São João do Pau d’Alho e Turiúba.
Dentro desse panorama, Porto Feliz consolida-se como uma das cidades mais seguras da região, acompanhando a tendência estadual de queda nos crimes contra a vida e apresentando desempenho ainda mais expressivo que a média paulista.