Qual é a época do ano em que as pessoas mais gastam com presentes? O Natal, claro. Essa é a principal data no calendário do varejo. Mas como se preparar para vender bem, atrair o seu público-alvo e se destacar da concorrência? Existem diversas formas que podem ajudar o empreendedor.
Defina metas de venda. “Esse passo é o primeiro, e não pode faltar. Comece definindo quanto quer faturar no período e, com base nisso, defina as estratégias do que fazer”, afirma Rafael de Souza, consultor de negócios do Sebrae-SP.
Em relação ao estoque, vale fazer uma análise do histórico de vendas dos últimos anos. “Isso ajuda a prever a demanda por produtos específicos, como brinquedos e eletrônicos”, diz Claudio Felisoni de Angelo, presidente do Ibevar (Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo).
Crie campanhas direcionadas para diferentes grupos. Pode ser para jovens, adultos, famílias e idosos, personalizando ofertas para cada segmento.
Tenha novidades e produtos que estão na moda. “Prepare a loja para receber essas novidades e compre isso com antecedência. Veja o que está vendendo mais pelo mundo afora, os brinquedos e os desenhos de roupas da moda. Acho que é muito importante ter a linha de mercadorias bem preparada, sintonizada com as novidades que as pessoas gostam de encontrar no final do ano, principalmente para dar de presente”, declara Maurício Morgado, coordenador do Centro de Excelência em Varejo da FGV (Fundação Getulio Vargas).
Tenha combos de promoções e descontos especiais. Exemplos de promoções: “Compre 2, leve 3” e “kit de Natal” com itens combinados.
Foque no bom atendimento. Para Morgado, o atendimento é sempre importante, principalmente no Natal, quando as lojas costumam ficar muito cheias. “Você pode ter mau humor dos funcionários e excesso de preocupação com aquele monte de gente com a loja cheia. Mas não tem jeito. Você tem que se preparar para atender esse consumidor que vai estar apressado, histérico, sem paciência. Então, prepare os funcionários para receber esse consumidor”, afirma
Veja dicas e formas para preparar sua loja para o Natal
